Ontem à noite, durante a Sessão da Câmara Municipal de Marabá Paulista, os vereadores votaram a favor da Instauração de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito), para apuração das finanças da prefeitura, receita e despesas, da administração municipal. O objetivo é descobrir por quais motivos o prefeito Miguel Duarte vem tendo problemas para pagar os funcionários municipais no quinto dia útil.
Neste mês de setembro, os salários foram pagos em duas parcelas, a primeira em 10 de setembro (quinto dia útil) e a segunda no dia 20 de setembro. A Comissão Especial de Inquérito passou entre os 9 vereadores do legislativo marabaense pelo placar de 5 a 4 e tem como presidente Danilo Cavalcante dos Santos (Danilo do PT), Relator, Reginaldo Miranda dos Santos e Membro, Maria Inês de Oliveira. Além destes três que fazem parte da comissão, votaram a favor do documento, Paulo Sérgio dos Santos e Cido Sobral. Contra a CEI, foram; Éder Pablo Rocha, Edilson Pires de Carvalho, João Wagner Oliveira Barreto e Antoniel Soares. Esta comissão tem 90 dias para analisar as contas da prefeitura e apresentar um parecer.
Se forem constatadas irregularidades que não respeitem as leis que regem o município de Marabá Paulista, o documento será levado ao Ministério Público e se aceito e também analisado na mesma linha de condução dos vereadores , promover o afastamento do prefeito municipal.