
O principal assunto político nos últimos dias em Presidente Venceslau tem sido o projeto de reforma da previdência dos servidores municipais. Mais uma vez a questão foi discutida amplamente na Câmara Municipal na sessão ordinária da noite de ontem.
Munido de documentos do TCU (Tribunal de Contas da União), o vereador Luiz Hondo (União Brasil), de Presidente Venceslau, apresentou informações preocupantes sobre a atual vulnerabilidade do Instituto de Previdência Municipal. Segundo apontamentos obtidos junto ao Ministério da Previdência Social, a situação financeira do instituto inspira cuidados.
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal realizada ontem, Hondo afirmou na tribuna que a reforma da previdência é um tema sério e precisa ser amplamente discutido, com a participação de todos os envolvidos, para que nenhuma parte seja prejudicada.
O vereador ressaltou que um parecer técnico oriundo de Brasília alerta para um cenário grave: caso o instituto entre em colapso financeiro, não poderá ser socorrido com recursos públicos, o que tornaria a crise praticamente insolúvel. Ele ainda destacou um trecho do parecer que considera “incompreensível” a falta de reconhecimento, por parte das autoridades municipais, sobre a urgência da reforma da previdência para o futuro da comunidade.
Hondo concluiu alertando que a dívida acumulada do Ipreven já chega à casa dos R$ 500 milhões, reforçando o quadro crítico e a necessidade urgente de soluções. AMN
Uma resposta
Meu caro Moré seria importante também trazer o parecer do Vereador Tufy Nicolau. Que segundo ele não é bem assim. e afirmou ele não é contra a reforma do Ipreven ele é contra o Projeto apresentado desmentindo a Prefeita e o Vereador Luiz Hondo que afirmaram que a Prefeitura corre o risco de não receber emenda isso é tudo balela.