As vendas no comércio varejista brasileiro tiveram queda de 0,1% em dezembro, frente a novembro. Apesar do recuo, o setor fechou o ano de 2024 com alta de 4,7%, o maior crescimento desde 2012 (8,4%). Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira, 13, pelo IBGE.
O resultado mensal ficou aquém da expectativa em pesquisa da Reuters de estabilidade. Na comparação com mesmo mês do ano anterior, houve aumento de 2,0%, segundo o IBGE, contra projeção de ganho de 3,5%.
A expansão registrada no ano passado levou o volume de vendas a novos níveis recordes sucessivos, o que não acontecia desde 2020, atingindo o patamar máximo em outubro.
Os dados do varejo são os mais recentes a apontar desaceleração da atividade econômica no final do ano passado no Brasil, juntando-se à produção industrial e ao volume de serviços, que apresentaram desempenhos semelhantes.
O varejo teve um ano de 2024 amplamente positivo, mostrando resiliência em meio a um mercado de trabalho aquecido, expansão do crédito e aumento da renda.
No entanto, mostrou desaceleração do ritmo com quedas seguidas nos últimos dois meses do ano, em um aceno às expectativas de perda de força gradual da economia que deve se estender para o início de 2025 em meio ao ciclo de alta da taxa básica de juros. ID