Pesquisar
Close this search box.

Uma quarta-feira melancólica

Início » Blog » Uma quarta-feira melancólica


Hoje foi um dia importante para o país. Comemoramos 200 anos de independência, mas parece que a melancolia tomou boa parte dos lares brasileiros. Não havia quase ninguém na rua. Não se ouvia barulho. Muitos passaram as horas sentados nos sofás bisbilhotando nas redes sociais. A única coisa diferente foi uma carreata no centro da cidade, que durou pouco por mais de 40 minutos.

Agora à noite, não há nada diferente do que foi o dia. Cidade quieta, além de um pequeno movimento na área central.

Mas a maioria dos 7 de setembro que vivi foi mais ou menos isso que tivemos hoje. Por aqui a data sempre foi lembrada num desfile militar feito pelo Tiro de Guerra e algumas outras solenidades. Através dos tempos o 2 de setembro (aniversário da cidade) vem ofuscando o 7 de setembro.

Mas movimento um pouco além vem sendo visto nos últimos dois anos, na utilização das cores brasileiras pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. A gente nota o tom em diversos lugares. Este grupo político vem utilizando bandeira e cores como uma marca de sua gestão.

Dá pra ver quem é a favor deste plenário político através do visual, da movimentação incessante e da presença forte nas redes sociais.

Esse cenário, ao lado de discussões nas redes sociais é parte da polarização política que tomou conta do país. De um lado o ruído e as cores, do outro, um palco mudo de onde vem um silêncio curioso.

A euforia de alguns, a melancolia de um dia e a turba sem voz. Retratos do dia da pátria, que certamente serão parte do resultado no dia do voto.

22:18:07

Respostas de 2

  1. Amigo Toninho, eu uso a camiseta da seleção brasileira muito antes de Bolsonaro pensar em ser Presidente!
    Possuo uma bandeira do Brasil em minha residência muitooooo antes de saber quem era Bolsonaro, ou seja, não julgue todos pela aparência, não é por que amo meu país que preciso ser necessariamente Bolsonarista. Não devemos julgar pela imagem, foi isso que Cristo pregou e isso que o Kardecismo pede para nunca fazermos.

    Concordo que faltou ao menos uma solenidade de asteamento da bandeira na praça, como eram feitos antigamente.

    Um abraço fraternal

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1