Ultradireita vence primeiro turno na França, mas cenário segue incerto

Início » Blog » Ultradireita vence primeiro turno na França, mas cenário segue incerto
Ultradireita vence primeiro turno na França, mas cenário segue incerto
Ultradireita vence primeiro turno na França, mas cenário segue incerto

Ultradireitista Reunião Nacional, obtém seus melhores resultados no primeiro turno da eleição legislativa antecipada na França. Mas depois da cartada de Macron, consequências são ainda uma incógnita.Aproveitando a glória de uma vitória de 33% no primeiro turno das eleições parlamentares francesas na noite de domingo (30/06), o jovem presidente da Reunião Nacional (RN), Jordan Bardella, usou seu primeiro discurso pós-eleitoral para se apresentar como um estadista sério, que é mais do que apenas o garoto-propaganda da campanha de ultradireita da França.

“No próximo domingo, se o povo francês nos conceder a maioria absoluta para reerguer o país, pretendo ser o primeiro-ministro de todos os franceses, ouvindo cada um deles, respeitando a oposição e atento à unidade nacional”, disse o jovem de 28 anos a uma multidão em Paris.

A ultradireita parece estar mais próxima do poder do que em qualquer outro momento desde a ocupação nazista da França durante a Segunda Guerra Mundial, com Bardella tentando servir como primeiro-ministro em uma “coabitação” incômoda com o presidente francês centrista, Emmanuel Macron, até que seu mandato termine em 2027.

Mas o uso de “se o povo francês” por Bardella exerceu muita pressão nesse estágio da campanha. Ele deu aos franceses o poder de escolher seus representantes e os incentivou a fazer isso em favor de seu partido.

De acordo com as projeções atuais, a RN, sigla fundada, em sua forma original, pelo racista condenado Jean-Marie Le Pen, pode muito bem ficar aquém de uma maioria absoluta na Assembleia Nacional (câmara baixa do Parlamento). DW

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agropecuária-COnfiança-1