Os últimos dias do ano devem ser de tempo muito instável em boa parte do Brasil. A expectativa é que as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste registrem grandes volumes de chuva.
Isso porque, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que se formou no país deve trazer muita chuva para as áreas entre a Amazônia e o Sudeste ao menos até o dia 30.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se caracteriza por uma extensa faixa de nuvens que normalmente vai do Norte ao Sudeste. O sistema é responsável por manter o tempo instável nessas regiões, gerando acumulados consideráveis de chuva.
“A gente vai ter muita chuva principalmente ali no Centro-oeste, destacando Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e norte do Mato Grosso do Sul”, comenta Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.
No Sudeste, os maiores volumes devem ser registrados em grande parte de São Paulo, Rio de Janeiro, frande parte de Minas Gerais e até o sul do Espírito Santo. G1