A UE anunciou, nesta terça-feira (11), que assinou um “contrato marco” que lhe permite adquirir cerca de 665 mil doses de uma vacina que previne a transmissão da gripe aviária aos humanos, depois de terem sido notificados casos nos Estados Unidos, México e Austrália.
Em comunicado, a Comissão Europeia (o braço Executivo da UE) disse que o contrato inclui uma opção para mais 40 milhões de doses adicionais.
Os contratos com o laboratório Seqirus foram assinados pela Autoridade de Resposta Sanitária de Emergência (HERA), entidade criada pela UE em 2021 para enfrentar de forma organizada a epidemia do coronavírus.
Quinze Estados-membros do Espaço Econômico Europeu (os 27 da UE mais Noruega, Islândia e Liechenstein) participam desta compra conjunta, informou a Comissão Europeia no seu comunicado.
Estas doses serão destinadas às “pessoas mais expostas” à possível transmissão da gripe aviária por aves ou animais, como trabalhadores avícolas e veterinários, especificou a Comissão.
A vacina do laboratório Seqirus é a única atualmente autorizada na UE contra a gripe causada em humanos pelas cepas H5 do vírus da gripe aviária.