Tropas ucranianas obtiveram ganhos em contra-ataque às forças russas no nordeste do país e as expulsaram da cidade de Kharkiv, avançando até a fronteira com a Rússia, disseram autoridades ucranianas nesta segunda-feira.
Os movimentos, se confirmados, sinalizarão uma nova mudança de impulso em favor das forças ucranianas quase três meses depois do início de um conflito que começou quando a Rússia enviou dezenas de milhares de soldados pela fronteira com a Ucrânia em 24 de fevereiro.
Enquanto isso, Moscou alertou sobre “consequências de longo alcance” se a Finlândia e a Suécia seguirem em frente com os planos de ingressar na aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) –uma alteração na política de neutralidade de longa data dos países nórdicos provocada pela preocupação com as ambições mais amplas do presidente russo, Vladimir Putin.
Combates foram relatados perto de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, na segunda-feira, no que o assessor do Ministério do Interior, Vadym Denisenko, disse ser “nossa contra-ofensiva”.
Reuters
10:10:03