Kiev comemora naufrágio da embarcação. Moscou confirma o ataque, mas fala apenas em “danos”.A Ucrânia afirmou nesta terça-feira (26/12) ter destruído um navio russo no porto de Feodosia, na península ucraniana da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.
Horas depois, Moscou confirmou o ataque ao navio Novocherkassk, mas disse que a embarcação foi apenas “danificada”. O governador da Crimeia empossado pela Rússia, Sergei Aksyonov, informou que uma pessoa morreu e duas ficaram feridas. Segundo ele, seis edifícios foram danificados no ataque e seus moradores, evacuados.
O comandante da Força Aérea ucraniana, tenente-general Mikola Oleschuk, comemorou o ataque ocorrido na noite de segunda-feira, afirmando que a frota russa é “cada vez menor”. Ele agradeceu aos pilotos da aeronáutica e a todos os envolvidos na operação. Em imagens publicadas no Telegram é possível ver um grande incêndio no porto.
As Forças de Defesa do Sul da Ucrânia explicaram, em comunicado, que o Novocherkassk é um navio construído para a União Soviética pela Polônia socialista entre 1975 e 1991. A primeira tentativa de ataque ao navio de desembarque russo havia ocorrido em 24 de março de 2022, no porto da cidade ocupada de Berdiansk. DEUTSCHE WELLE