SUICÍDIOS
Nós temos trabalhado com alertas de suicídio há alguns anos. É algo que nos chama a atenção devido a violência de uma perda familiar por causa desta atitude. Ontem em Bataguassu dois jovens ceifaram a própria vida com menos de 10 horas de diferença. Um tinha 21 anos e o outro 15 anos.
ISSO É DEMAIS
Para uma comunidade do tamanho de Bataguassu, e tem que ser visto como uma tragédia. A sociedade precisa se perguntar. O porquê? Descobrir quais são os motivos.
TRISTEZA E DEPRESSÃO
Digo sempre que temos que observar com carinho e muita atenção quem está a nossa volta. Quando uma pessoa começa a se isolar, se entristecer, é porque existe alguma coisa errada. Aí que entra a ajuda. Conversa, atenção, cuidado, carinho, amor, valorização, elogios, tudo o que for necessário para aumentar a autoestima.
PODER PÚBLICO
Não se pode deixar de lado a possibilidade de alguma pessoa com problemas existenciais ficar fora de terapias psicológicas ou psíquicas. O poder público diante de tragédias frequentes como estas, poderia abrir frentes de trabalho neste sentido, com salas específicas de terapia oferecidas a população. Em Presidente Venceslau, nos últimos dois meses foram três suicídios.
ATUAÇÃO DOS MEIOS RELIGIOSOS
Chamo a atenção também para este fato, dos meios religiosos. As igrejas precisam abrir um leque de sintonia de seus adeptos para descobrir quem está passando pelos males da tristeza profunda e ao mesmo implantar salas de escuta e diálogo. Ouvir, auxiliar com conselhos.
EM FAVOR A VIDA
Tudo isso que citamos neste breve texto são detalhes de auxílio em favor a vida. São iniciativas de cuidado para que pessoas não morrem pelo próprio desespero e famílias, amigos e comunidades não sejam pegos de surpreso com perdas dolorosas.
11:16:48
Uma resposta
Concordo plenamente com suas colocações Toninho!!!. Toda a ajuda e atenção se faz necessário às pessoas que estão passando por esse tipo de conduta(isolamento, tristeza, depressão…), para que seja possível evitar o suicídio.