Estão abertas as inscrições para a Tiramisù World Cup Brasil 2025 (TWC Brasil), versão nacional da tradicional competição italiana que busca eleger o melhor tiramisù do mundo. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos e ser confeiteiro amador.
As três primeiras etapas da seleção acontecem de modo presencial entre maio e junho em Bento Gonçalves (RS), Rio de Janeiro e Vitória (ES), cabendo aos interessados escolher uma destas cidades no momento da inscrição, disponível no link https://tiramisuworldcup.com/pt-br/selecao-brasil/.
Em todas essas cidades, os competidores serão avaliados apenas na categoria “Receita Original”, ou seja, a que leva os ingredientes clássicos do tiramisù: mascarpone, gemas de ovos, biscoito savoiardi, café, açúcar e cacau.
Já São Paulo receberá a próxima etapa do concurso, onde os selecionados disputarão nas categorias “Receita Original” e “Receita Criativa”, a qual irá admitir até três ingredientes extras além da receita original, desde que respeitada a estrutura da sobremesa.
Da capital paulista sairá o grande vencedor e representante do Brasil no concurso mundial, na Itália, em outubro.
“Em cada etapa, os participantes são avaliados por jurados culinaristas e chefes de cozinha que possuem conhecimento em confeitaria e tiramisù. A avaliação se baseia em critérios rigorosos, como sabor, apresentação, textura, entre outros. Os jurados buscam encontrar os confeiteiros que melhor conseguem equilibrar todos os elementos que fazem desta sobremesa um clássico da culinária italiana”, explica a TWC Brasil em comunicado, cuja edição 2025 tem como embaixadora a brasileira Patrícia Guerra, vencedora mundial da competição em 2023. (ANSA).