Com 63,1% dos votos, a Suíça aprovou em um referendo neste domingo (9) a criminalização da homofobia no país.
A população foi chamada a decidir sobre um projeto aprovado pelo Parlamento em 2018 e que equipara a discriminação por orientação sexual ao preconceito étnico ou religioso, que é punido com pena de até três anos de prisão ou multa.
“Não apenas os direitos de lésbicas, gays e bissexuais foram reforçados, mas os de todas as minorias”, disse a copresidente de uma entidade LGBT da Suíça, Salome Zimmermann. Já o autor do projeto, o parlamentar socialista Mathias Reynard, afirmou que “o ódio e a discriminação não têm mais lugar” no país.
O referendo havia sido convocado após a mobilização de partidos populistas e conservadores, que consideram a homofobia uma questão de “liberdade de expressão”. Com a nova lei, restaurantes, hotéis, transportes ou outros locais públicos não poderão barrar pessoas por sua orientação sexual.
Ansa
12:00:02
Respostas de 11
É a ditadura a qual estamos sendo submetidos.Ai de quem pensar contra.Aqui no Brasil temos no art 5 da CF a livre manifestação de pensamento e a escusa de consciência que pelo andar da carruagem serao algemadas por pés e mãos.E a heterofobia vai ser criminalizada quando?
Totalmente sem sentido seu comentário…
Sem sentido pra vc,que não deve ter valores.Pra mim,e com respaldo na lei.tem muito sentido.
Eu tenho meus valores, um deles é amar ao próximo independente do que ele ou ela escolher ser…
Nem adianta fazer vc entender que homofobia é crime…
Balela.Vc ama o proximo até quando lhe convém mas duvido que tendo uma gravida na familia quando lhe perguntarem se vc quer menino ou menina vc vai dizer…” nem menino nem menina…quero o terceiro gênero”. Ai eu falo que vc ama msm. Na familia dos outros todo mundo ama
O islã dominará a Europa e passará essa galerinha no fio da espada.
Fato acontecido e que eu vi…ninguém me contou não.Duas crianças em suas alegrias inocentes riram alto perto de de um semideus desses.Pra quê? O ser virou um bicho acusando os pequenos de estarem rindo dele,que ia processar os pais,que ia chamar o presidente da república,o exército…è ditadura ou não?
Que fique bem claro.Tem pessoas e pessoas.Tenho homossexual na familia,que vive discretamente sua vida,como todos devem viver, e respeito quem quer que seja.Só não compactuo com a exacerbação e criminalização a qualquer custo e por qualquer motivo.Estariamos criando uma casta superior.
Pepe, vc sabe o que é homofobia? Parece que não…
E vc sabe Defina do ponto de vista juridico que é o que esta em questao.Por favor.
Nem existe tal definição.Fizeram analogia ao crime de racismo o que não vale juridicamente como tipificação