Os Serviços de Emergência da Palestina disseram na segunda-feira que está em andamento uma busca por milhares de palestinos que se acredita estarem enterrados sob escombros, enquanto os moradores de Gaza expressavam choque com a devastação no segundo dia de um cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
A trégua na guerra de 15 meses que devastou a Faixa de Gaza e inflamou o Oriente Médio entrou em vigor no domingo com a libertação dos três primeiros reféns mantidos pelo Hamas e 90 palestinos libertados das prisões israelenses.
Agora a atenção está começando a se voltar para a reconstrução do enclave costeiro que os militares israelenses demoliram em retaliação a um ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023.
Esse ataque matou 1.200 pessoas e cerca de 250 reféns foram levados para Gaza, de acordo com os registros israelenses. No conflito subsequente, mais de 47.000 palestinos foram mortos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.
“Estamos procurando por 10.000 mártires cujos corpos permanecem sob os escombros”, disse Mahmoud Basal, porta-voz dos Serviços Civis de Emergência. IE