
Apenas quatro redes estaduais de ensino avançaram no desempenho em matemática no ensino médio durante a pandemia. Em português, oito redes conseguiram aumentar a nota em comparação a 2019.
Os resultados são do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), principal termômetro da educação brasileira, e foram apresentados pelo Ministério da Educação nesta sexta-feira (16).
A média nacional indicou queda de aprendizado dos estudantes em todas as séries, nas escolas públicas e privadas, nas duas áreas avaliadas. Mas algumas redes estaduais registraram avanços no ensino médio.
A Constituição Federal define que os estados são os responsáveis pelo ensino médio. A cada dez alunos nessa etapa, oito estão matriculados em escolas ligadas às secretarias estaduais de Educação.
O Amapá foi o que teve maior melhora nos resultados, tanto em matemática como em português nessa etapa de ensino. O estado figura como o 21º no ranking de matemática, mas avançou três pontos na área –a média passou de 248,72, em 2019, para 251,96, em 2021.
Também foi o que mais avançou em português, com um aumento de 6,99 pontos. A média passou de 256,64 para 263,63. Ainda assim, o estado figura em 17º no ranking dessa área.
FolhaPress
09:00:02