A Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal informa a toda população, repartições públicas e privadas, escolas, estabelecimentos de saúde sobre os métodos de prevenção contra o Coronavírus e demais doenças respiratórias de alta transmissão.
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão frequentemente, ou higienizar as mãos com álcool a 70% após contato com qualquer local ou superfície com sujidade visível ou após tossir ou espirrar, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Manter em local de fácil acesso, suportes ou frascos de sabonete líquido e álcool em gel a 70% nos lugares de maior fluxo de pessoas, como em banheiros, corredores, locais de maior permanência de pessoas. Evitar apertos de mãos, beijos e abraços, os quais são os meios de maior transmissão da doença.
Qualquer pessoa que apresentar febre, tosse seca, dor de garganta e dificuldade para respirar, procurar atendimento médico para avaliação e conduta. Lembrando que o uso da máscara é recomendado para pessoas doentes e para aqueles com contato próximo do doente, como parentes, cuidadores ou profissionais da saúde. Tais medidas são essenciais para prevenir qualquer doença transmitida pelas vias respiratórias, como o H1N1 e Coronavírus. Mediante a suspeita da doença, deverão permanecer em isolamento domiciliar por pelo menos 14 dias, após período de transmissão e dos sintomas da doença.
Assessoria de Imprensa
17:22:02