Quando a dor aparece, o primeiro pensamento que vem à mente é como fazer o desconforto passar logo. Além do uso de analgésicos, compressas de gelo ou de água quente podem ajudar a reduzir o problema. Mas, para quais tipos de dores elas são mais indicadas?
As bolsas de gelo devem ser preferencialmente usadas para aliviar inchaços e hematomas causados por pancadas e quedas ou lesões nas articulações, tendo maior efeito quando aplicadas até 48 horas após a lesão. Em caso de entorses, quanto mais rápida for a aplicação, melhor o resultado.
— O gelo atua como anti-inflamatório, reduzindo sintomas como vermelhidão, inchaço e dor e ajudando a reduzir a extensão da lesão, quando aplicado imediatamente — explica Adriano Ribeiro, farmacêutico da rede nacional de farmácias Extrafarma.
As bolsas de água quente são ideais para situações infecciosas e para amenizar edemas e hematomas que se formaram após um trauma não tratado nas primeiras 48 horas.
— Ela age de forma diferente da fria, aos invés de contrair os vasos, elas dilatam, aumentando o fluxo sanguíneo. Esse efeito acaba contendo o fluxo inflamatório. A bolsa de água quente também proporciona relaxamento muscular, ideal para tratar dores musculares, além de ser uma ótima opção para cólicas menstruais — orienta a fisioterapeuta Daniele Medel.
Em caso de distensão muscular e alguns tipos de inflamações, é recomendado o uso alternado de gelo e bolsa de água quente. Contrair e dilatar seguidamente os vasos sanguíneos promove alterações circulatórias e realiza um tipo de drenagem.
Extra
10:55:23