O ex-jogador de futebol Robson de Souza, conhecido como Robinho, foi preso em Santos (SP) após o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidir que ele cumpra a pena de nove anos por estupro coletivo no Brasil. Ele está na Penitenciária 2 de Tremembé, localizada no interior paulista, e acabou no domingo de Páscoa, 31, o período de isolamento.
Na Penitenciária 2 de Tremembé, os novos presos ficam por até 20 dias em uma cela isolada para adaptação e tomam banho de sol separados dos demais detentos. Depois desse período, Robinho vai para uma cela comum, onde poderá ter contato com outros presos durante o banho de sol, oficinas e atividades de reintegração e até jogar futebol.
A previsão inicial é que Robinho passe 10 dias em uma cela de 2m x 4m e com capacidade para duas pessoas. Além da interação com os outros detentos, o ex-jogador de futebol pode receber visitas de familiares.
No local, Robinho passou por todos os procedimentos comuns aos outros presos. O crime ao qual foi condenado ocorreu em uma boate em Milão, na Itália, no ano de 2013. A Justiça italiana sentenciou o brasileiro por estupro coletivo contra uma mulher albanesa em 19 de janeiro de 2022, após esgotar todos os recursos.
A decisão do STJ faz com que o jogador cumpra a pena em território nacional, pois o País não extradita brasileiro nato. IstoÉ