Sacolas de papel podem ser muito mais nocivas à natureza do que as de plástico

Início » Blog » Sacolas de papel podem ser muito mais nocivas à natureza do que as de plástico
Plástico ou papel: qual é o mais sustentável? | Foto: Montagem revista Oeste/Shutterstock

Sacolas de papel podem ser muito mais nocivas ao meio ambiente do que as de plástico, afirma um artigo publicado no início de julho pelo Árvore do Futuro, instituição focada em meio ambiente. “Plástico ou papel: qual é o mais sustentável?” elenca inúmeras pesquisas com o objetivo de responder a seguinte pergunta: deveríamos parar de usar embalagens plásticas, trocando-as pelas de papel?

“Muitos ativistas não têm dúvidas de que sim, é preciso banir o plástico”, afirma o texto. “Pressionadas, algumas cidades, inclusive, já baniram o uso de sacolas plásticas de uso único, como foi o caso do Rio de Janeiro”. Entretanto, “estudos mostram que, quando se leva em conta a alternativa às sacolas plásticas, como as embalagens de papel, se percebe que o banimento do plástico descartável não é uma opção óbvia e, talvez, nem a mais correta”.

Uma pesquisa da Environment Group Research da Escócia, por exemplo, citada no artigo, revelou que a sacola plástica convencional é mais sustentável para o meio ambiente que o saco de papel em sete dos oito indicativos analisados. São eles: consumo de energia, consumo de água, emissão de gases de efeito estufa, acidificação atmosférica, qualidade do ar e formação de ozônio no solo, eutrofização de massas de água e produção de resíduos sólidos. O plástico “venceu” em apenas um tópico, “risco de lixo”.

O resultado mais contrastante, segundo o grupo, é o potencial de poluição dos cursos d’água: a sacola de papel é 13 vezes mais nociva que a sacola plástica.

Oeste
09:50:02

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1