Rússia leva alerta sobre “bomba suja” na Ucrânia à ONU

Início » Blog » Rússia leva alerta sobre “bomba suja” na Ucrânia à ONU
Garagem destruída em Balakliia
22/10/2022 REUTERS/Clodagh Kilcoyne

A Rússia redobrou o alerta de que a Ucrânia está se preparando para usar uma “bomba suja” em seu próprio território, uma afirmação descartada pelo Ocidente e Kiev como falsa, e que deve ser levada ao Conselho de Segurança da ONU nesta terça-feira.

Moscou enviou uma carta detalhando suas alegações sobre Kiev às Nações Unidas na segunda-feira, e diplomatas disseram que a Rússia planeja levantar a questão em uma reunião fechada com o Conselho de Segurança nesta terça.

“Vamos considerar o uso da bomba suja pelo regime de Kiev como um ato de terrorismo nuclear”, disse o embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia, ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e ao Conselho de Segurança, na carta, vista pela Reuters.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que a acusação da Rússia é um sinal de que Moscou – que ameaçou usar uma arma nuclear tática na Ucrânia – está planejando tal ataque e se prepara para transferir a culpa para a Ucrânia.

Com as forças ucranianas avançando para a província de Kherson, ocupada pela Rússia, importantes autoridades russas ligaram para seus colegas ocidentais no domingo e na segunda-feira para expor suas suspeitas.

Reuters
10:30:20

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1