Quem for à Cidade do Rock em algum dos sete dias do Rock in Rio terá grandes chances de conseguir publicar aquela selfie ou aqueles stories nas redes sociais sem nenhum atraso provocado pela dificuldade de conexão. Isso porque o festival será o primeiro grande evento no Brasil a utilizar o 5G – e mesmo quem ainda usa a tecnologia 4G será beneficiado por isso.
Em eventos com grande aglomeração de pessoas – como shows ou jogos de futebol em estádios lotados -, é comum que a transmissão de dados por celular fique mais lenta. A promessa é de que isso não ocorra mais conforme o 5G vá ganhando espaço.
“A principal diferença do 5G é a velocidade, e quando a gente fala em velocidade, por trás tem capacidade. A rede 5G é muito mais veloz, e muito mais capaz que a rede 4G. A gente está falando de cerca de 20 a 30 vezes mais velocidade”, explica o vice-presidente de Tecnologia da Tim, Leonardo Capdeville. “E ele tem outra característica, que é a possibilidade de ter um maior número de conexões por metro quadrado, uma densidade maior.”
A operadora instalou 25 sites (“antenas”) 5G na Cidade do Rock, e ainda que os principais beneficiados sejam aqueles que já possuam um celular habilitado para essa tecnologia, quem ainda estiver usando celulares 4G também perceberá uma mudança.
IstoÉ
18:30:02