A Secretaria Estadual de Saúde informou, na tarde de ontem, que a região de Presidente Prudente possui 71 casos da variante Delta do coronavírus, confirmados até 5 de novembro. Em âmbito regional, portanto, possuem casos da variante de atenção: Adamantina (1); Alvares Machado (4); Anhumas (1); Dracena (1); Estrela do Norte (2); Inúbia Paulista (8); Lucélia (7); Martinópolis (2); Mirante do Paranapanema (2); Presidente Epitácio (8); Presidente Prudente (23); Presidente Venceslau (5); Regente Feijó (1); Rosana (1); e Santo Anastácio (5).
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que as variantes Delta, Alpha, Beta e Gamma são classificadas como “variantes de atenção” pelas autoridades sanitárias, devido à possibilidade de aumento de transmissibilidade ou gravidade da infecção. “Em virtude deste trabalho, o balanço do CVE [Centro de Vigilância Epidemiológica] do Estado de São Paulo identificou, até 5 de novembro, 8.419 casos da variante Delta no Estado de São Paulo, sendo 71 na região de Presidente Prudente”.
Acrescentou que a confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético e não deve ser confundida com diagnóstico, nem pode ser considerada de forma isolada. Trata-se de um instrumento de vigilância que contribui para o monitoramento da pandemia da Covid-19. “Não é necessário, do ponto de vista técnico e científico, sequenciamentos individualizados, uma vez confirmada a circulação local da variante”.
Por fim, reforçou que as medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do novo coronavírus, como o uso de máscara, que é obrigatório em São Paulo; higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel; distanciamento social; e a vacinação contra a Covid-19.
O Imparcial
09:20:02