A tecnologia dos radares inteligentes Doppler, que estava sendo testada para fiscalização de trânsito inicialmente em estados como São Paulo e Paraná, agora se expande por todo o Brasil.
De acordo com a empresa Velsis, fabricante do equipamento, este tipo de radar pode multar até a 100 metros de distância e já está operando em 24 estados brasileiros. A tecnologia busca acabar com o ‘migué’ de maus motoristas que andam acima do limite de velocidade e reduzem apenas próximo à fiscalização.
Os equipamentos conseguem registrar tudo o que estiver até uma distância de 100 m antes e 50 m depois do seu ponto de instalação com muita precisão, diferentemente dos radares que utilizam apenas sensores no chão. Consegue detectar justamente aqueles que freiam em cima do radar e que aceleram bruscamente depois que passam do ponto de instalação.
Com o uso do doppler é possível capturar informações referentes a presença e tempo de passagem dos veículos, permitindo registrar informações estatísticas e as infrações de trânsito como, por exemplo, veículos acima da velocidade permitida, parada sobre faixa de pedestres, avanço de semáforo no vermelho, fluxo em contramão e conversão proibida.
Equipamentos já conseguem detectar, se necessário, o número de pessoas dentro dos veículos e comportamentos como o uso de celular. O objetivo passa não ser apenas medir a velocidade, mas também o que o veículo está fazendo de errado.
São Paulo já possui mais de 1.500 radares em operação e está em processo de instalar mais 649. Leia a notícia completa abaixo para mais detalhes sobre os radares Doppler. UOL