O presidente russo Vladimir Putin disse, neste sábado (17), que está disposto a realizar “um diálogo construtivo com quem deseja a paz”, e destacou a postura “equilibrada” dos países africanos que buscam mediar o conflito entre Rússia e Ucrânia.
“Acolhemos com satisfação o enfoque equilibrado de nossos amigos africanos sobre a crise ucraniana”, disse Putin ao receber a delegação do continente mãe em São Petersburgo, no noroeste da Rússia.
“Estamos abertos ao diálogo com quem deseja a paz baseada nos princípios de justiça e de respeito aos interesses legítimos das partes”, acrescentou. Por sua vez, o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que lidera a tentativa de mediação africana, disse que a “guerra deve terminar” na Ucrânia.
“Esta guerra deve terminar […] deve ser solucionada mediante negociações e meios diplomáticos”, afirmou Ramaphosa em São Petersburgo. “O conflito tem um impacto negativo no continente africano e, certamente, em muitos outros países em todo o mundo”, acrescentou.
AFP