O Governo do Estado de São Paulo lançou o Programa de Turismo Ferroviário para traçar estratégias voltadas à reativação de alguns trilhos. Entre os estudos de desenvolvimento, está a implementação do trajeto de Presidente Prudente (SP) a Presidente Epitácio (SP).
No documento, o Governo se propõe a organizar e estruturar a infraestrutura e a oferta turística do Estado em um plano com alcance de cerca de dez anos, até 2033.
Além dos 21 circuitos identificados e incluídos no Programa de Turismo Ferroviário de forma concreta, há possibilidade de desenvolvimento de outros circuitos, que podem surgir durante a execução do programa, como é o caso do Oeste Paulista.
Conforme o documento, podem ser levados em consideração o desenvolvimento de circuitos com potencial ou intenção já identificados, no sentido em que os projetos executivos, de articulação e captação/viabilização de recursos se tornam realidade.
Propostas em desenvolvimento
O trajeto turismo ferroviário Presidente Prudente a Presidente Epitácio é considerado uma das possibilidades para o futuro do projeto. Para isso, o programa dependerá de acompanhamento e de uma variante sistêmica de sustentação, envolvendo marketing, marca, promoção e estruturação.
“Essas condições sistêmicas garantirão a competitividade e a sustentação para a constante ampliação de oferta e a consolidação dos circuitos ferroviários”, ressaltou o documento.
Além disso, também fazem parte desta dimensão os itens de formulação de políticas públicas necessários, e as atividades que estarão sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens. Ela é a responsável em realizar os estudos de impacto e potencial turístico na expansão da infraestrutura ferroviária do estado. Conforme o Projeto, o turismo ferroviário permite a convivência com a paisagem natural, além de utilizar caminhos e rotas já anteriormente traçados. Além disso, promove a integração social e o resgate histórico-cultural. g1