A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Endemias está percorrendo os assentamentos do município a fim de realizar o teste para leishmaniose canina. Já foram percorridos os assentamentos de Santa Maria e Radar.
Segundo a Chefe da Vigilância Epidemiológica Lydiana Prieto, Tupaciretram e Primavera serão os próximos a receberem tal ação. “Essas visitas na área rural têm como finalidade detectar e diagnosticar possíveis animais com leishmaniose, para retirá-los dos lotes, e assim, evitar que a população adoeça”, explica. Essa ação de controle é realizada todos os anos pelo Núcleo de Endemias, sendo referência na região no combate e controle a essa endemia.
De acordo com a médica veterinária do Núcleo de Endemias, “é importante realizarmos esse serviço na área rural, devido ao elevado número de aves e de material orgânico ao redor dos lotes, que propiciam condições adequadas à proliferação do mosquito palha, transmissor da leishmaniose, além disso, a não realização dos testes, e posteriormente, não detectarmos os animais doentes acarretará em uma população vulnerável a essa doença, e assim, o município poderá ter um surto de Leishmaniose na área rural, e por conseguinte, poderá afetar os moradores da cidade”, assim destaca Carla Melo.
Para solicitar coleta de sangue para leishmaniose em cães, o munícipe pode entrar em contato pelo telefone (18) 3271-7900, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, ou até mesmo comparecer à sede do Núcleo de Endemias, situado na Rua Olavo Bilac, 120 – Daraya, ao lado do CEU das Artes.
Assessoria de Imprensa
10:55:03