O prefeito Jorge Duran Gonçalez e presidente da Unipontal esteve nesta terça-feira (4) na sede da Embrapa, em Brasília, com a diretoria da empresa, acompanhado pelo Deputado Roberto de Lucena e o Presidente da FENAE, Sebastião Téo.
O objetivo foi tratar da organização para o próximo dia 28 de fevereiro da II Conferência de Assuntos Federativos, em Presidente Venceslau. Na ocasião um protocolo de intenções para a implantação do Projeto Sisteminha será assinado na nossa região.
“Foi uma importante reunião que viabilizou a implantação desse sistema com a Embrapa para a região. Agradecemos o apoio do deputado federal Roberto de Lucena e também o presidente da FENAE, Sebastião Téo”, agradeceu Duran.
Para elaborar o Projeto Piloto que irá contemplar o Plano de Trabalho, seu orçamento, bem como as atividades de capacitação, foi colocada como ponto focal da Embrapa a Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Norte, a Dra. Izabella Cabral Hassum. Por parte da Unipontal como ponto focal ficou definido o Sr. Jorge Duran.
As equipes irão trabalhar na elaboração do Projeto Piloto a fim de subsidiar as negociações por recursos para viabilização da proposta de Parceira. O primeiro passo é um Acordo de Cooperação Geral, envolvendo a Embrapa e a Unipontal, que irá contemplar os Planos de Trabalho específicos.
A parceria será acompanhada por meio da Gerência de Inovação, da Secretaria de Inovação e Negócios, que é vinculada à Diretoria de Inovação.
SISTEMINHA
O “Sisteminha” constitui-se em um sistema integrado para produção de alimentos, desenvolvido para gerar segurança e soberania alimentar para seus usuários. O elemento central da solução tecnológica é a criação de peixes, em um tanque, com sistema de recirculação e filtragem.
O sisteminha tem como principais vantagens o baixo custo de investimento inicial; É uma solução integrada, que pode ser facilmente adaptada às necessidades, experiência, preferências do produtor e condições edafoclimáticas e de mercado local; É apropriada para pequenos espaços (a partir de 100 m2), em áreas urbanas e rurais; e é uma solução dimensionada para atender às necessidades nutricionais de uma família de quatro pessoas, no atendimento às recomendações nutricionais da Organização Mundial da Saúde (OMS).
11:25:02