![Destroços de avião de pequeno porte que caiu na Barra Funda, em São Paulo](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/e5/2025/02/07/destrocos-de-aviao-de-pequeno-porte-que-caiu-na-barra-funda-em-sao-paulo-1738930315227_v2_750x421.jpg)
Um piloto que aguardava para decolar no momento em que uma aeronave caiu na zona oeste de São Paulo contou que ouviu o colega de profissão, Gustavo Medeiros, pedindo “retorno imediato” para a pista assim que decolou.
“Ele não declarou emergência, ele falou: ‘Torre, solicito retorno imediato‘, aí não falou mais nada.”, diz trecho de áudio. A mensagem foi enviada por outro piloto, que não foi identificado, a colegas. Ele ouviu a conversa pelo rádio, enquanto esperava na pista de decolagem do aeroporto do Campo de Marte.
Segundo a testemunha, a torre de controle tentou chamar o piloto pelo rádio após o pedido, mas não teve qualquer retorno. “Logo eu vi a fumaça. Decolaram os helicópteros aqui, já… complicado. Que triste”, afirmou.
“Estou no ponto de espera ainda, o cara (Medeiros) decolou na minha frente. Estou no ponto de espera aguardando. Estou aguardando aqui. Já faz uns 15 minutos ou 20 que estou parado aqui, que a torre mandou aguardar, né? Ele (Medeiros) não declarou emergência, ele falou: ‘Torre, solicito retorno imediato, fox-echo-mike (FEM, o prefixo da aeronave), aí não falou mais nada”.
Áudio de piloto que aguardava decolagem no momento da queda de avião em SP
Aeronave caiu minutos após decolagem. O piloto e o outro ocupante do avião, o advogado Márcio Carpena, morreram na hora. Cinco pessoas que estavam em um ônibus atingido por destroços precisaram de atendimento médico, assim como um motociclista que passava pelo local, se assustou e caiu durante o acidente. UOL