Piloto solicitou retorno imediato após ter decolado

Início » Blog » Piloto solicitou retorno imediato após ter decolado
Destroços de avião de pequeno porte que caiu na Barra Funda, em São Paulo
Destroços de avião de pequeno porte que caiu na Barra Funda, em São Paulo. Imagem: Redes Sociais

Um piloto que aguardava para decolar no momento em que uma aeronave caiu na zona oeste de São Paulo contou que ouviu o colega de profissão, Gustavo Medeiros, pedindo “retorno imediato” para a pista assim que decolou.

“Ele não declarou emergência, ele falou: ‘Torre, solicito retorno imediato‘, aí não falou mais nada.”, diz trecho de áudio. A mensagem foi enviada por outro piloto, que não foi identificado, a colegas. Ele ouviu a conversa pelo rádio, enquanto esperava na pista de decolagem do aeroporto do Campo de Marte.

Segundo a testemunha, a torre de controle tentou chamar o piloto pelo rádio após o pedido, mas não teve qualquer retorno. “Logo eu vi a fumaça. Decolaram os helicópteros aqui, já… complicado. Que triste”, afirmou.

“Estou no ponto de espera ainda, o cara (Medeiros) decolou na minha frente. Estou no ponto de espera aguardando. Estou aguardando aqui. Já faz uns 15 minutos ou 20 que estou parado aqui, que a torre mandou aguardar, né? Ele (Medeiros) não declarou emergência, ele falou: ‘Torre, solicito retorno imediato, fox-echo-mike (FEM, o prefixo da aeronave), aí não falou mais nada”.
Áudio de piloto que aguardava decolagem no momento da queda de avião em SP

Aeronave caiu minutos após decolagem. O piloto e o outro ocupante do avião, o advogado Márcio Carpena, morreram na hora. Cinco pessoas que estavam em um ônibus atingido por destroços precisaram de atendimento médico, assim como um motociclista que passava pelo local, se assustou e caiu durante o acidente. UOL

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *