Você pula da cama de manhã cedo cheio de entusiasmo e pronto para começar o dia? Ou bate o alarme soneca até o último segundo possível e arrasta seu corpo cansado para o trabalho?
Um “viva” se você é um pássaro matinal, pois seus hábitos naturais de sono, ou ritmos circadianos, estão alinhados com os horários tradicionais de trabalho e escola.
Mas é um problema se você é uma coruja da noite, preparada para ter um melhor desempenho à tarde e à noite e ficar acordado até mais tarde, de acordo com um novo estudo publicado na revista Molecular Psychiatry.
O estudo utilizou dados de sono coletados de monitores usados por mais de 85 mil participantes do UK Biobank Study, banco de dados que contém informações genéticas e de saúde detalhadas sobre mais de meio milhão de britânicos.
Os pesquisadores compararam essas informações sobre o sono a relatos pessoais de humor e descobriram que pessoas com um ciclo de sono desalinhado têm maior probabilidade de relatar depressão, ansiedade e ter menos sensações de bem-estar.
“Os problemas de saúde associados a ser uma coruja noturna são provavelmente resultado de ser uma coruja noturna vivendo no mundo de pessoas matinais, o que leva a uma perturbação nos ritmos circadianos do corpo”, disse a especialista em sono Kristen Knutson, professora associada de neurologia e medicina preventiva na Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, que não estava envolvida no estudo.
Desafiar nosso relógio biológico interno parece estar altamente associado a níveis de depressão, e “ter um desalinhamento maior foi associado a maiores chances de depressão”, disse a autora do estudo, Jessica Tyrrell, professora sênior da Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido.
Estudos anteriores, incluindo um de Knutson, identificaram uma relação entre depressão e ciclos de sono. “Embora a evidência mais forte seja de trabalhadores que trocam turnos, com alguns estudos sugerindo que esses indivíduos têm uma prevalência maior de depressão e níveis de saúde e bem-estar mais baixos”, disse Tyrrell.
CNN
16:00:02
Uma resposta
BOM DIA!
ENTAO ESTOU NESSA, ACORDO AS 4:00HS, DA MATINA.
SAI DO SITIO, POREM O SITIO NAO SAIU DE MIM.
Miguel F. da Silva.