Pesquisa detecta agrotóxicos nas chuvas de três cidades no estado de São Paulo

Início » Blog » Pesquisa detecta agrotóxicos nas chuvas de três cidades no estado de São Paulo

Em três cidades de São Paulo, a chuva está contaminada por agrotóxicos. Publicado na revista científica Chemosphere em 13 de janeiro, um estudo identificou 14 pesticidas presentes na água da chuva das cidades de São Paulo, Campinas e Brotas.

Os resultados alertam para possíveis riscos à vida aquática devido à contaminação da água doce, abastecida pelas chuvas. Acontece que parte dos agrotóxicos aplicados nas lavouras se dissipa na atmosfera e pode se condensar nas gotas das tempestades. Com a precipitação, o produto retorna ao solo e à água — ainda que em um local distante da plantação.

A presença dos agrotóxicos nas chuvas do estado de São Paulo é ainda mais preocupante considerando que o Brasil é o maior consumidor de pesticidas do mundo. O país aplicou mais de 800 mil toneladas de pesticidas em 2022 — cerca de 70% a mais do que os Estados Unidos, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).

No país, o estado é o segundo que mais consome pesticidas, depois de Mato Grosso, conforme dados de 2023 do Ibama. Mais de 100 ingredientes ativos de pesticidas são usados somente nas lavouras de soja que, junto ao milho, algodão e cana-de-açúcar, consomem cerca de 83% dos pesticidas comercializados aqui. Galileu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1