O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) levará a campo a partir do dia 5 de novembro a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2024/2025. A previsão é que os resultados sejam divulgados em 2026.
A POF apura os itens que integram a cesta de consumo das famílias brasileiras. Os dados são usados como referência para a atualização periódica da lista de bens e serviços cujas variações de preços são mensuradas no cálculo da inflação oficial do País, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também do IBGE.
“Por meio de questionários bastante detalhados, o IBGE consegue saber quanto do orçamento das famílias é destinado aos gastos com alimentos, roupas, medicamentos ou passagens de ônibus, por exemplo. Esta edição da POF também inclui um módulo que, de forma inédita, pesquisará o uso do tempo dos brasileiros”, informou o instituto, em nota distribuída à imprensa.
O IBGE promoverá uma entrevista coletiva na próxima terça-feira, 8, para divulgar mais detalhes sobre a organização da pesquisa, incluindo “como será sua organização em território nacional, quem deve participar e a importância deste levantamento para o País”. EC