Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa da UFG cria partícula que captura cocaína do organismo e evita morte por overdose

Início » Blog » Pesquisa da UFG cria partícula que captura cocaína do organismo e evita morte por overdose

Pesquisadoras da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveram uma partícula capaz de prender a cocaína presente no organismo e assim evitar que o usuário morra por overdose. A estrutura criada salvou as cobaias em todas os testes feitos. Agora, as estudantes procuram indústrias farmacêuticas que tenham interesse em continuar os testes para fabricar medicamentos baseados no projeto.

O projeto foi desenvolvido pela pesquisadora Sarah Rodrigues Fernandes, com orientação da professora Eliana Martins Lima. A partícula foi feita a partir da nanotecnologia, que usa escala 1 milhão de vezes menor que o milímetro. A droga entra na estrutura, construída com moléculas, e evita que a cocaína continue agindo no corpo. Em seguida, a partícula é metabolizada no fígado lentamente.

“Fizemos todos os testes que podiam ser feitos em laboratórios. Nas cobaias, foi aplicada uma dose letal em seres humanos. Com essa partícula, conseguimos resgatar [as cobaias] do estado de overdose em todos os casos. Não houve nenhuma morte. Em três minutos elas já voltavam a parâmetros vitais mais controláveis”, disse Eliana Martins Lima.

O trabalho mostrou um resultado “surpreendente e muito satisfatório”, segundo a pesquisadora. “Isso comprova a relevância e importância da pesquisa feita. O número de casos de overdose cresceu 50% nos últimos 10 anos”, contou.

G1
10:30:03

Uma resposta

  1. Pensei que deixava a pessoa menos idiota e nem pensasse em cheirar essa m….

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1