O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu estender o projeto-piloto do Programa de Gestão do Atendimento Presencial (PGAP), segundo o qual os servidores participantes ganham pontos para analisar requerimentos e até para negar uma solicitação ou colocar um pedido de benefício em exigência. Esta é a terceira vez que o programa é prorrogado. Agora vai até 31 de agosto, segundo publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira (dia 1º).
É importante destacar que as agências do INSS estão realizando os atendimentos presenciais dos segurados apenas mediante agendamento prévio. No entanto, o foco das atividades ainda segue de maneira remota. Ou seja, pelo aplicativo ou pelo site Meu INSS.
O projeto-piloto começou em 1º de julho do ano passado, com duração de 60 dias, e foi prorrogado em setembro. Em seguida, foi estendido até 31 de maio. Agora, vai até o fim de agosto. O objetivo do programa, segundo o INSS, é melhorar o atendimento e reduzir a fila de espera dos segurados pela concessão ou pela revisão de benefícios.
Atualmente, existem 1,6 milhão de pessoas com pedidos em análise. Procurado, o INSS não informou o número de requerimentos analisados desde a implantação do programa e quantos servidores aderiram ao PGAP.
As metas diárias, desde a implantação do programa, podem ser cumpridas com atendimento presencial ao público ou com complementação de tarefas, os servidores têm a opção de escolher como preferem atuar. Os servidores podem ainda trocar a jornada por por produtividade, com metas de atendimento, pontuação e tarefas.
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