Crônica
TEMPO DE EXPERIMENTAR O PERDÃO.
E PERDÃO É ABSOLVIÇÃO DE NÓS MESMOS
Dia nublado
Manhã preguiçosa de domingo. Manhã de dezembro em nossas vidas. Pessoas enfeitam suas casas, compram presentes e pensam em fazer uma ceia farta. Eu sempre penso nos que nada tem. Naqueles que dormem sob a luz das estrelas. Desesperançados! Naqueles que nunca sentiram o gosto de ganhar um presente. Naqueles que nem sabem se terão com que se alimentar na noite de natal.
Deixaram de ser contados como seres humanos e viraram uma dolorosa estatística.
Muitas pessoas são indiferentes a essa situação. Não pensam nos outros. Não pensam nas histórias por trás de cada rosto. Não ligam para o sofrimento alheio.
Jesus nos disse que o que fizéssemos aos seus estaríamos fazendo a ele. Nesse mundo de incertezas somos todos retirantes. Importa pouco a dor de cada um. Muitas pessoas pensam na roupa nova. A roupa bonita para um dia bonito. O perfume, o calçado, o cabelo arrumado. Costumes!
Às coisas visíveis, a aparência, a beleza do que se julga importante. A selfie com a família e amigos.
E o coração cheio do que se imagina perfeito.
Existem os que fazem caridade. Que juntam roupas que não usam mais. Que compram panetones para si e para distribuir. E dessa forma resolver o incomodo da tristeza daqueles que nada tem. Daqueles que estão a margem do que consideramos ideal. Existem os que enviam mensagens maravilhosas. Palavras enfeitadas de bons sentimentos.
Feliz Natal!
Natal é uma festa cristã. Celebramos o nascimento de Cristo. Celebramos a vida, a esperança e a renovação. Bem aventurados aqueles que o espírito natalino traz o amor, a alegria e a paz. Em tempos tão contraditórios que possamos ter mansidão. Que sejamos pacientes! serenos!
Quem dera fossemos aqueles a serem chamados de pacificadores.
Que a bondade seja nosso ponto de equilíbrio. Que olhemos para os outros com afeto, com amorosidade.
Que o ódio jamais encontre morada em nossos corações nesse breve e ligeiro tempo que permanecemos aqui.
Minhas lembranças de Natal são tristes. Conta de perdas e de saudades. Perdi meu pai numa madrugada de dezembro. Muito próximo ao Natal. Eu tinha seis anos. E na missa de sétimo dia era meu aniversário. Fica um vazio que não se resolve. Que não passa nunca. Nunca nos faltou presentes no Natal. Nunca nos faltou uma mesa farta. Faltava alegria!
Quando falo da importância do amor. Falo como quem sabe o que a ausência dele provoca. Natal é tempo de construir memórias. Tempo de compartilhar amor. Tempo de experimentar o perdão. E perdão é absolvição de nós mesmos. É graça!
É anistia de nossos erros!
Não somos perfeitos!
Somos os que caminham por sobre nossas dores. Somos diferentes uns dos outros. Mas que essa diferença possa nos unir e não separar. Que nosso olhar seja de misericórdia. Seja de condescendência e compaixão. Tarde preguiçosa de domingo nos faz pensar. A vida é muito mais.
Muito mais que o egoísmo que nos impede de ver além. Que nos torna arrogantes, presunçosos e vaidosos. É muito mais que o orgulho que nos impede de perceber coisas tão sutis.
Ah o Natal!
Época em que existe uma magia no ar. Época de vivenciarmos esse sentimento requintado, esse sentimento delicado que se chama amor. Esse sentimento raro, infelizmente escasso, que é preciso regar todos os dias. Que Deus abençoe a todos aqueles que podem doar. Aqueles que repartem com alegria. Que Deus abençoe profundamente aqueles que necessitam receber. Que neste natal recebam tudo aquilo que necessitam.
Ah se pudéssemos ver e sentir o coração do outro. Façam essa reflexão. O que sente o outro que insisto em apartar de mim? Como está seu coração? E o que vou levar desse mundo, enfim?
Dezembro de nossas histórias. Sentimentos que nos elevam.
Que neste Natal sejamos complacentes, tolerantes. Não sejamos os que julgam. Sejamos os que buscam compreender. Que Deus tenha piedade de todos nós!
E que possamos merecer o amor que ele nos dá de presente todos os dias.
PATRÍCIA LOPES DE OLIVEIRA
Escreve periodicamente no Blog do Toninho
Formada em Letras e Direito
Pesquisadora em projetos humanitários e culturais
13:44:41