Patrícia Lopes de Oliveira escreve….

Início » Blog » Patrícia Lopes de Oliveira escreve….


História
E TUDO SEMPRE ESTEVE AQUI…


Tem gente que passa a vida toda admirando coisas e pessoas tão distantes do nosso mundo.

Também já cometi esse erro. Confesso!

Hoje vejo que tudo sempre esteve aqui. A maturidade nos dá de presente essa percepção mais aguçada.

As pessoas mais importantes, os melhores amigos e as melhores lembranças sempre estiveram aqui. Caminho pela minha cidade e ela me acolhe. Conheço tudo! Cada lugar! Conheço muitas pessoas!

Me lembro do “Cine Bandeirantes” e das matinês do domingo. Da sorveteria Branca de Neve”, da pizzaria do Seo Baldon. Da bicicletaria do Seo Cardoso. Do armazém do Filó, do hotel do Seo Lazinho, do restaurante do Gerson e da Guaraciaba. Do bar do Roda, do “Bar Pinguim”, do Mané Melchior. Da “Triunfal” e do “Bar Esplanada”, ambos da minha mãe. Do bar do Samir e suas irmãs. Do “Mercadão”, onde é hoje a nossa Prefeitura, com as bancas de verduras. Seo Tiago e Seo Vitório. Do açougue do Ezequias, Do armazém do Seo Augusto Caseiro e da dona Isabel. Da Sapataria do Zé Segura e da dona Rita, Da Dona Pura e da dona Glória, da sorveteria “Spumone” do Seo Ernesto, da Luzia e do Luiz, do açougue do Muchãozinho, do salão da Dona Olinda e seu Filinho, do salão da Satiko, do bazar da dona Zefa e do bazar da Esmeralda.

Do “Supermercado Hamada” da dona Mitie, do Sumió e do Nestor , do armazém do Joaquim do Canto e da dona Cida, da loja dos Kitayamas. Do posto do Galícia. Do armazém dos Maekawas. Da ” Banca do tio Patinhas”, da “Estudante”, da loja do Figueirinha, da Farmácia do Yassuo, da farmácia do Seo Massao, pai da Yumi, da Alice, da Noemi e do Massao. Do Foto do Seo Teruo e do foto do Armando. Da padaria do Seo Fernando e do Luís, na Jorge Tibiriçá. Da Padaria do Seo Alcides. Do Murua. E muito mais lugares que brincam em minha memória. Saudade de tanta gente!

A vida é feita de saudades!

Lembro-me das tardes maravilhosas na piscina do Venceslau Clube. Lembro-me do Arlindo, do Josué, do Cal e do Zé. Trabalhavam no Clube. Zé ainda continua firme!
Eram tantos amigos e tantas brincadeiras. Como nos divertíamos!

Lembro-me dos carnavais da nossa terra, eram os melhores! Lembro-me das matinês animadíssimas e das noites inesquecíveis.

A praça “Álvaro Coelho”, de minha infância. A praça “Nicolino Rondó”, da adolescência. Lembro-me de, no aniversário da cidade acordar com a bandinha do Seo Ameixa. Dos desfiles na” Av. D.Pedro II”. E tinha uma coisa que era guardar o “Altar da Pátria”. Ficávamos em pé, estáticos, durante uma hora e íamos nos revezando com outros estudantes. É nem tudo foi fácil. Acreditem! Quem será que inventava isso?

As escolas realizavam campeonatos de basquete. Participei de muitos deles. Lembro-me de uma vez ter ido jogar em Teodoro Sampaio. Fomos numa perua” Comb” com o Professor Dagoberto. A estrada tinha muitos desvios e nos perdemos. Acho que levamos horas para achar o caminho. No início do percurso ficamos preocupadas. Depois ríamos muito por aquela situação. Professor Dagoberto era uma daquelas pessoas especiais que Deus coloca em nosso caminho. Que privilégio tê-lo conhecido.

Viajamos com a Professora Beba para algumas cidades. Para Santo Anastácio muitas vezes. E na maioria das vezes saíamos correndo de lá. Porque ou a torcida deles nos provocava ou nós provocávamos eles. Ganhamos alguns campeonatos e perdemos outros. Como na vida. Um dia se ganha e outras vezes se perde. E como não lembrar da Neusa do Dagoberto.

No G E. Tínhamos festivais da canção. Tempos de ouvir e vibrar com Almir Assunção, Almir Pelegrino e José Claudio Bonfim. Tínhamos gincanas! Tínhamos a nossa fanfarra. Estudar no G E. Era uma festa!

Nossos professores eram João Rodrigues, D. Diva Arantes, Hiroshi Shirassu, o Shiruca! Marlene do Carmo, Paulo Bexiga, Maria Bertogna, Geraldo Soriano, Vitória D’incao, Marcos João e tantos outros.

João Luís, meu irmão, foi estudar no I.E. ” Antônio Marinho”. Lá estudavam outros dois irmãos, o César e o Fernando. Mas depois de um ano voltou novamente para o G.E. e a escola colocou uma faixa na entrada do pátio com a seguinte frase: ” Bom filho a casa torna”. Ele ficou muito feliz!

Quando tivemos que ir embora da escola para fazer o segundo grau foi muito triste. Escolhemos a Escola” Álvaro Coelho”. E mesmo estudando lá continuamos, eu e o João Luís a tocar na fanfarra do G.E. Conversamos com a diretora, Penha D’Incao. Ela falou que poderíamos tocar. Mas, teríamos que tocar na escola “Álvaro Coelho” também. Então, nos desfiles tocávamos nas duas. Uma correria. Mas sempre deu certo.

Álvaro Coelho do professor Bereta, Maria Tereza Candelária, Lemerci, Luís Química, Antônia de Biologia, João Carlos Thomazoni e outros igualmente especiais.

Venceslau do padre Vitor e do Padre Wilbert. Venceslau do Mazinho da Congregação Cristã.

Venceslau da Inês Pinheiro, da Professora Luiza Gorgulho, da dona Ocalina, do Inácio Oberlaender, de Carminha Fuentes, da Professora Arlete, da dona Elza Canheti, Do Sérgio da farmácia do Yassuo e sua esposa. Venceslau da Dona Latife, da dona Rosa Omori, Lucy Nicolau e da Angela, da Pilar e Isabel Soriano.

Venceslau de Juquinha!

Venceslau do Dr. Wilson Rondó, Dr. Osvaldo Murad, Dr. Zé Hamilton do Amaral, Dr.Vilarinho, Dr. Paulo Faraco, Dr. Carlos Dalle, Dr. Frutuoso, Dr. Chiquinho, Dr. Claudionor, Dra. Sheila Pellaz, Dr. Pérsio, Dr. Tácito, Dra. Seiko, Dra. Selma de Rezende Corral, Dr. Wilton, Dr. Marcos Toito, Dr. Reinaldo Chain…

Venceslau de meus professores na Faculdade de Direito da Toledo. Dr. Daniel Schwenck e Dr.Zwinglio Ferreira. Grandes mestres! Venceslau do Dr. Antonio Carlos Rodrigues de Carvalho e através deste o meu abraço fraterno e consideração a todos os advogados de nossa cidade.

Venceslau do Dr. Caio Horimoto!

É tanta gente! Infelizmente não é possível citar todos. Mas, todos estão em nossos corações.

Mas, a vida foi em frente.
E com ela muitas histórias…

Era uma cidade mais alegre.
Tínhamos os campeonatos colegiais, as maratonas de Matemática. As excursões…
Fomos várias vezes para o Rio de Janeiro. Mas a primeira vez o nosso diretor teve problemas com a reserva do hotel. E fomos hospedados num hospital. Na ala dos residentes de um hospital. Acreditem se quiserem.

Vivemos coisas improváveis!

Outras vezes ficamos num hotel no centro. Assistimos a um Flamengo e Fluminense, com direito a ver o “beijoqueiro” entrar em campo e correr atrás do Zico. Viagem em que visitamos uma fábrica de chocolate, no caminho para Petrópolis. Quem foi sabe o que aconteceu.

As lembranças são tantas!

Venceslau que tem a melhor pizza do mundo, a do “Tremendão”! O cachorro quente do Marinho e da Isabel. O” Filé na Baguete”, do Sussa. Quando estamos longe sentimos falta.

Venceslau que teve a melhor gincana da cidade, realizada pelo Toninho Moré, alí em frente à “Farmais”, na praça. Éramos felizes e sabíamos!

Venceslau de Kembo Sakemi

Venceslau das rádios Am e FM!
De Pedro Alves, Altino Correia, Gabriel Lima, Osmar Pacito, Clóvis Morė, Esidro Tacca, Arsênio Correia, Walter Camargo, José Carlos Pereira (J.Som), Moacir Bento, Nélio Luiz, Ari Cirino, Alípio isoldi Cunha, Osvaldo Cardoso, Armando Morė, Luizinho Travolta, José Roberto Oliva, Marcos Ambrósio, Lúcio Sorge, Joel Amorim, Elisa Moreira, do Fernando.
Venceslau de Marcelo Rocha, de Edmilson Gomes, Edson Roberto, Claudio Almeida, Mivaldo Rodrigues, Rubens Pacito.

Venceslau do Lance, do Alaor Palácio, da Cris Cechinato, da Mana, da Pati Murad, da Susy Abegão, da Isa do Carmo, da Eliana Colombo, da Angela Dassie, da Denise Platzeck, da Ana Lúcia Herreria, da Adriana Mantovani e Roberta Guímaro.

Venceslau de Marcos Coca-Cola!

Tempo de pessoas como Elisabeth Coser Oberlaender na Cultura. Marcos João no Esporte. Nereu Ramos nos eventos. Abílio Rodrigues que participava de tudo na nossa comunidade. Toda homenagem para ele é pouca.

Festivais da canção no “Ginásio de Esportes”. No prédio do cinema. A apresentação da mãe da Inaiá Queiroz. Deus, como tocava piano! Quem esquece isso?
E apresentação de Celso Viáfora em nossos palcos.

As canções de Jamil Challouts. E a musicalidade sempre presente em nossa cidade da família Vanalli. Sempre espetaculares!

Seo Toninho Vanalli, que pessoa maravilhosa!

Venceslau dos Erbella…
Seo Xisto e dona Maria. Ele era tão doce. Parece que posso vê-los. E dona Maria, uma espanhola! Uma mulher forte!

Inocêncio Erbella é Presidente Venceslau. Dono de uma história de vida impressionante. Fez muito por nossa cidade. E conseguia tratar a todos com igualdade.

Venceslau de Denise Erbella de Castro foi nossa delegada, foi vereadora. É uma mulher extraordinária!

Venceslau de Manoel Rainho, de Tufy Nicolau, de Luiz Geraldo de Oliveira Galvão, (o professor Galvão), de Luiz Geraldo de Oliveira Junior , Tom e Serginho Galvão. Venceslau de Tacinho! Quando venceu a eleição em 1982 foi carregado pelo povo da praça” Antônio Pinto”, na Vila Filomena até o centro. Cenas que nunca vamos esquecer. Venceslau de Osvaldo Melo. Venceslau de Ernane Erbella e de Jorge Duran. Homens com pensamentos diferentes. O povo apostava na renovação. Mesmo porque alternância no poder é salutar. Hoje sei que foram pessoas tentando fazer o melhor. Não me atenho a críticas do passado. Ele está onde tem que estar. Está na história de nossa cidade. Os erros e acertos fazem parte. Seguimos o sonho de sempre tentar melhorar.

O que sempre vou cobrar é o olhar amoroso para aqueles que mais precisam. O que sempre vou cobrar é que todos sejam tratados com igualdade. O ser humano tem que ser respeitado e vir em primeiro lugar. E todos devem ter a chance de passar pela vida com alegria.

Venceslau de Mané Pipoqueiro e dona Angelina.

E de tantas pessoas simples e anônimas que fazem parte da nossa história.

Nós somos os que escrevemos e contamos essa história dia a dia lindamente. Nós amamos a nossa cidade!

Todos temos lembranças maravilhosas vividas aqui. Por isso sei que aqui é o meu lugar. Por isso amo tanto essa cidade.

E diferenças políticas ou outras não podem nos afastar da nossa essência e das coisas que realmente nos são caras.

Venceslau de José Roberto Dantas Oliva. Advogado, Juiz do Trabalho, aposentado que continua atuando em outras áreas extremamente importantes. Um ser humano incrível.

Venceslau do Major Olímpio! Senador da República eleito com mais de nove milhões de votos. Para mim, sempre o Sérgio, o “Perna”!

Venceslau de Zuza!

Venceslau de Sônia Maria de Oliveira Faust. Minha prima querida!

Venceslau de Ivanilde Aguiar de Oliveira, de Paulo Fernando, Marco Antônio e Marco Aurélio.

Venceslau de meus pais,
João Lopes de Oliveira e dona Marina. Venceslau dos meus irmãos e de João Luís e Luisinho e a estes um até breve! Saudades!

Me permito viver um tempo de muita paz, de autoconhecimento e reflexões necessárias. Tempo de descobertas e novas escolhas. Tudo é mesmo um grande aprendizado. Eu elegi a gratidão como o sentimento mais importante.

Então, a minha gratidão imensa e eterna a todos que conheci, conheço e de alguma forma fizeram ou fazem parte da minha vida. Obrigada!

Meu amor imenso por Presidente Venceslau, por todos os venceslauenses e todos que escolheram viver aqui.

Que Deus abençoe a todos!


Patrícia Lopes de Oliveira
Formada em Letras e Direito
Pesquisadora em projetos humanitários e culturais.

15:24:12

Respostas de 3

  1. Amo Presidente Venceslau estou voltando a morar aqui depois de 35 anos morando em SPaulo.
    Minha irmã tbm voltou e ela nasceu aqui.
    Adoramos Venceslau.

  2. Que saudades desses tempos e dessas pessoas! Saudades do meu saudoso pai Caio Horimoto, que fez tanto pela comunidade venceslauense, foi vereador na época que não recebiam salário. Quando houve a mudança para ter recebimento, não quis mais fazer parte da política. Foi presidente do AREA, fundador do Lions Club junto com o Bruno Leonardi e mais outro companheiro. Saudades dessa cidade!!!

  3. Lendo este texto me veio saudade no coração, mas também muita gratidão por ter passado minha infância e parte da adolescência nesta cidade, com amigos tão especiais e memórias maravilhosas que jamais serão apagadas. Maturidade é isso, conseguir olhar o que se viveu de bom e ruim, e ser grato pelo crescimento que o percurso te proporcionou.

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1