Pesquisar
Close this search box.

Paris-1924, os Jogos Olímpicos que marcaram um antes e um depois da competiçãoFP

Início » Blog » Paris-1924, os Jogos Olímpicos que marcaram um antes e um depois da competiçãoFP

Johnny Weissmuller antes de ser Tarzan, Paavo Nurmi liderando o grupo dos ‘finlandeses voadores’ ou um Roger Ducret deslumbrante na esgrima: os Jogos de Paris-1924 revelaram os primeiros grandes heróis do olimpismo moderno, em uma edição que marcou época.

Há 100 anos, Paris era sede da oitava edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, 24 anos depois de ter recebido a segunda em 1900, no contexto da Exposição Universal. As diferenças entre as duas foram enormes.

Para Pierre de Coubertin, presidente-fundador do Comitê Olímpico Internacional (COI), 1924 representou uma certa vingança após ter visto o evento de 1900 ser chamado de “Competição Internacional de Exercícios Físicos e Esportes”, imposta pelos organizadores em vez de seu recém-nascido selo olímpico.

A capital francesa disputou o direito de receber a edição de 1924 com Amsterdã, Barcelona, Los Angeles, Lyon, Praga e Roma. Mas o principal obstáculo estava nas relações conturbadas entre os membros do Comitê Olímpico Francês e o fundador do COI, o que exigiu a intervenção de diplomatas franceses.

A unidade permitiu Jogos bem-sucedidos, ao contrário de 1900. Também foram muito mais alinhados à ideia de Coubertin, que pregava que o esporte deveria ter um papel essencial na sociedade, embora também fosse uma figura controversa por suas posições reacionárias, como a sua declaração de que “uma Olimpíada feminina seria desinteressante e feia”. AFP

 

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1