uol
O iPhone 14 Pro, possível lançamento da Apple no ano que vem, deve contar com uma câmera que produz fotos com resolução de até 48 megapixels —os modelos atuais utilizam 12 MP. É o que aponta um dos rumores mais recentes sobre o aparelho. Outra aposta, segundo o analista de mercado Ming-Chi Kuo, que costuma antecipar novidades, é que o iPhone 15 terá um sensor periscópio, que aproxima objetos distantes, em 2023.
Segundo o rumor, o sensor de 48MP será usado apenas a câmera principal dos modelos top de linha iPhone 14 Pro e iPhone Pro Max (os nomes ainda não forma confirmados). As lentes ultrawide e telefoto continuariam com 12 MP.
A Apple é conhecida por priorizar a qualidade dos sensores e lentes, aliada ao desempenho dos softwares de processamento, para imagens de mais qualidade, em vez de simplesmente oferecer números enormes de megapixels. Por isso, o uso de uma lente de 48 MP, se confirmado, será algo inusitado.
Os celulares de 2022 também devem permitir gravação de vídeos em 8K e compatível com os óculos de realidade aumentada da Apple, que também pode ser lançado em 2022. Kuo já havia sinalizado que o iPhone 14 Pro poderia usar o processo chamado de pixel binning (que envolve combinação de pixels). Na prática, significa que o futuro iPhone: sob condições de muita luz, tiraria fotos com 48MP; sob menos luz, com 12 MP, para preservar a qualidade e poupar espaço.
Essa tecnologia já é utilizada em alguns modelos Android, como o Samsung Galaxy S21 Ultra. Para comparação, o iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max possui um sistema de três câmeras e todas fazem fotos com 12 MP e gravam vídeo em 4K.
13:30:04