Passados quase cinco anos do início da crise que abalou o país, a economia brasileira ainda custa a engrenar – e a recuperação tem sido mais lenta do que o esperado.
O Brasil deve levar sete anos para voltar ao patamar pré-crise – mais do que o dobro da média de outros países que já entraram em recessão.
Segundo levantamento do economista Vitor Vidal Velho, da LCA Consultores, quase 20 trimestres depois do início da recessão, no segundo trimestre de 2014, o Produto Interno Bruto (PIB) ainda está 5,1% abaixo do nível pré-crise. Esse patamar é 11,7 pontos percentuais inferior ao que foi observado ao redor do mundo depois de períodos em que a economia andou para trás.
Na média, depois de uma crise, os países levam três anos para voltar à estaca zero e recuperar o tempo perdido. Mas, segundo o estudo, caso se confirmem as projeções do mercado de crescimento de 1,3% do PIB neste ano – e tomando como base um avanço de 2,5% nos anos seguintes –, o país só voltará ao patamar em que estava antes da recessão em 2021 – sete anos depois.
G1
10:35:03