O papa Francisco publicou nesta quinta-feira (17) a mensagem pelo Dia Mundial da Paz, celebrado em 1º de janeiro de 2021, e reiterou seu pedido para que as vacinas contra o coronavírus Sars-CoV-2 sejam disponibilizadas para toda a população mundial.
Além disso, o Pontífice voltou a alertar para os riscos do nacionalismo e do racismo, que voltaram a aumentar durante o período da crise sanitária.
“O ano de 2020 ficou marcado pela grande crise sanitária da Covid-19, que se transformou num fenômeno plurissetorial e global, agravando fortemente outras crises inter-relacionadas como a climática, alimentar, econômica e migratória, e provocando grandes sofrimentos e incômodos”, destacou.
Francisco ressaltou que, em primeiro lugar, pensava tanto naqueles “que perderam um familiar ou uma pessoa querida, mas também em quem ficou sem trabalho”, bem como nos “médicos, enfermeiras e enfermeiros, farmacêuticos, pesquisadores, voluntários, capelães e funcionários dos hospitais e centros de saúde” que trabalharam incessantemente.
“Ao mesmo tempo que presto homenagem a estas pessoas, renovo o apelo aos responsáveis políticos e ao setor privado para que tomem as medidas adequadas para garantir o acesso às vacinas contra a Covid-19 e às tecnologias essenciais necessárias para dar assistência aos doentes e a todos aqueles que são mais pobres e mais frágeis”, diz ainda o texto.
Ansa
11:15:20
Respostas de 2
Comunismo tbm.
Papa faz 84 anos
Que Deus continue a lhe dar saúde e serenidade para continuar essa bela jornada de construir no tempo os valores eternos do reino! O amor a solidariedade, a justiça social, a paz, a compaixão com os que sofrem!!
Parabéns Papa Francisco