O papa Francisco anunciou nesta quinta-feira (19) a suspensão de todos os processos judiciários no Vaticano até o dia 3 de abril como forma de minimizar o risco de transmissão do novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Em nota, o Pontífice afirma que a decisão foi tomada “em vista da particular condição sanitária ligada à difusão do Covid-19”.
“Tal previsão, já adotada na Itália, não afeta as atividades de investigação […] e aqueles procedimentos que necessitem ser tratados por razões de urgência”, diz ainda o comunicado. Ainda foram definidas limitações na entrada nos tribunais e a mudança de horário de abertura dos mesmos órgãos judiciários. A medida é mais uma mudança adotada pelo Vaticano desde o avanço da pandemia pela Itália e por toda a Europa.
A Praça e a Basílica São Pedro, por exemplo, estão fechadas para turistas e visitantes, bem como todas as lojas consideradas “não essenciais”. Apenas o supermercado e a farmácia continuam abertas e a alimentação de todos os funcionários está sendo enviada por delivery. (ANSA)
10:30:02