O papa Francisco segue internado e teve uma noite tranquila e de repouso, segundo comunicado do Vaticano na manhã deste domingo (23).
Pela primeira vez desde a hospitalização, o Vaticano descreveu o estado de saúde do papa como “crítico”, no último sábado (22). Ele precisou de oxigênio suplementar e transfusões de sangue por conta de uma crise respiratória prolongada semelhante à asma. Os exames ainda apontaram um quadro de plaquetopenia.
O pontífice foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral e está sob cuidados médicos desde o dia 14 de fevereiro, no hospital Gemelli, em Roma. Um funcionário do Vaticano, que não quis ser identificado porque não estava autorizado a falar sobre a condição do papa, afirmou que Francisco estava acordado e alerta neste domingo (23).
O papa estava recebendo oxigênio conforme necessário por meio de um pequeno tubo sob o nariz, mas estava respirando sem ajuda, acrescentou. Uma atualização adicional sobre a condição do papa é esperada na noite deste domingo após exames clínicos que serão realizados durante o dia. CNN