O papa Francisco doou 10 ventiladores pulmonares para hospitais na Síria, em parceria com a Fundação AVSI, para ajudar na recuperação de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), informou o Vaticano neste sábado (18).
Os aparelhos serão distribuídos nas três unidades do projeto “Hospitais Abertos” da entidade no país. Também foram enviados três respiradores para o hospital São José, de Jerusalém.
O Pontífice enviou ainda uma série de kits de testes de diagnóstico da Covid-19 para organizações médicas que atuam na Faixa de Gaza e uma contribuição financeira – que não teve o valor divulgado – para as atividades do Hospital Sagrada Família de Belém.
Essas foram as primeiras doações do líder da Igreja Católica para o recém-criado Fundo de Emergência para as Igrejas Orientais, criado pelo Vaticano. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Papa fez uma série de doações de equipamentos e de dinheiro para hospitais e para a Caritas da Itália. Entre elas, está uma doação de 100 mil euros para a ONG religiosa, 60 mil euros para um hospital de Bergamo, que fica em uma das províncias mais afetadas pela pandemia, e de 30 respiradores para diversos hospitais italianos. (ANSA)