Milhares de palestinos desalojados na Faixa de Gaza começaram a voltar para suas casas, após um esperado cessar-fogo entre o Hamas e Israel entrar em vigor neste domingo (19), mais de 15 meses depois do início da guerra.
A primeira trégua no conflito entre Israel e o Hamas começou neste domingo, três horas depois do previsto. O governo de Benjamin Netanyahu afirmou que só começaria o cessar-fogo após o grupo extremista entregasse uma lista com os nomes dos reféns que seriam libertados. Durante esse período, Israel fez um novo bombardeio, que deixou ao menos 17 mortos.
O Hamas atribuiu o atraso a problemas técnicos, e divulgou uma lista com três mulheres civis, que devem ser libertadas por volta das 11h (horário de Brasília) de hoje. São Romi Gonen, 24, Doron Streinbrecher, 31, e Emily Damari, 28, que tem dupla cidadania, israelense e britânica.
46.788 pessoas morreram na Faixa de Gaza em 15 meses de guerra, segundo o ministério da Saúde do território palestino. A guerra começou em 7 de outubro de 2023, após o Hamas lançar um ataque contra Israel que deixou mais de 1.200 mortos, além de 251 sequestrados como reféns. UOL