Definido como o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, 6 de junho é marcado pelas campanhas de prevenção a acidentes com fogo em todo o país.
Em Ribeirão Branco, no interior de São Paulo, o pai de um menino de 9 anos, que luta há meses contra os ferimentos causados por um acidente doméstico, reforçou a importância da data e da conscientização sobre o assunto.
O feirante Reginaldo Tenente Ferreira contou ao g1 que o filho Carlos Alexandre teve graves queimaduras ao sofrer um acidente enquanto brincava com um desodorante aerossol, em janeiro deste ano.
“Eu estava preparando o arroz quando o Alexandre chegou do meu lado com um desodorante. Foi nesse momento que teve tipo uma explosão de chamas, que atingiu ele. Eu nunca imaginei que aquilo poderia explodir e machucar o meu filho. Se eu soubesse do risco, jamais teria comprado”, afirma Reginaldo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os acidentes com desodorantes aerossol podem acontecer porque o gás do produto é inflamável e produz chamas ao entrar em contato com o fogo.
De acordo com Reginaldo, após o acidente, ele levou o filho ao Pronto Atendimento (PA) da cidade, mas o menino teve que ser transferido para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), devido à gravidade dos ferimentos.
“O início do tratamento foi muito difícil, principalmente pela distância. Ribeirão Branco fica a 200 quilômetros de Sorocaba. Foi com a ajuda dos meus amigos de feira que eu consegui acompanhar meu filho. Hoje, ele está se recuperando e as queimaduras estão cicatrizando. Só que fica o trauma. Ele não quer ir pra escola mais.”
Reginaldo também afirmou que acredita que o acidente poderia ter sido evitado, caso ele tivesse conhecimento dos riscos do desodorante aerossol. “Acho que precisamos falar mais sobre isso, até pra outra criança não passar pelo que meu filho passou”, ressalta.
Pensando nisso, o g1 entrevistou o tenente Eduardo Faria, do Corpo de Bombeiros de Tatuí, que listou uma série de orientações para prevenir os acidentes com fogo e também cuidar de queimaduras.
G1
16:18:03