A praça de pedágio de Presidente Bernardes (SP) inicia, a partir desta segunda-feira (17), a fase piloto da cobrança autônoma de tarifa em seu sistema rodoviário.
Segundo a Concessionária Cart, que administra o trecho, o pagamento poderá ser feito pelo próprio motorista por meio da tecnologia de aproximação dos cartões de crédito ou débito.
A praça definida para os testes está localizada no km 590,750 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). A pista é exclusiva para atendimento de carros e motos, tendo limite de altura de 2,5 metros.
Ainda de acordo com a concessionária, as cabines estarão devidamente sinalizadas com placas e dispositivos auxiliares especiais, instalados nos dois sentidos da pista.
Como funciona?
Ao aproximar-se da cabine, o sistema identifica e classifica a categoria do veículo e o valor da tarifa aparecerá automaticamente na tela para o motorista efetuar a conferência.
Desta forma, o condutor aproxima o cartão para o pagamento da tarifa. A forma de pagamento será selecionada automaticamente pelo cartão e, com a aprovação da operadora, um recibo será impresso como comprovante da transação. A cancela, então, será liberada para que o motorista siga viagem.
As cabines com sistema de pagamento via cartão de aproximação irão funcionar na fase experimental por um período mínimo de seis meses.
18:00:03