A chega de misteriosos pacotes de droga à costa atlântica francesa intriga as autoridades, que desde meados de outubro recuperaram 763 quilos de entorpecentes, em especial cocaína.
Um acidente com o transporte, ou descarga voluntária da mercadoria? Os investigadores tentam elucidar a origem dos pacotes.
“Várias hipóteses são possíveis, mas privilegiamos no momento a de uma descarga após uma avaria, ou uma tempestade”, afirmou o procurador de Rennes, Philippe Astruc.
A chegada dos pacotes acontece desde meados de outubro, com uma intensificação desde 4 de novembro”, completou.
Os investigadores fizeram análises preliminares e concluíram que os pacotes encalhados são cargas com produtos entorpecentes – em especial cocaína de um grau de pureza importante e, por isto, particularmente perigosa -, destacou a Procuradoria.
“São pacotes de pasta base de cocaína, com uma pureza de 83%, que encalham na costa atlântica de Landas (sudoeste) até a foz do (rio) Loire (noroeste)”, relata Astruc.
“Já recuperamos 763 quilos de entorpecentes”, disse o procurador, que também destacou o reforço da vigilância, especialmente nas Alfândegas ao longo do litoral francês.
No departamento de Gironde, os pacotes de cocaína foram encontrados na quinta-feira nas praias Teste e Arcachon.
A polícia pediu aos moradores que comuniquem imediatamente as autoridades, caso encontrem os pacotes.
Cinco localidades de Gironde vetaram o acesso às praias.
A Polícia informou que transportar este tipo de produto é um crime que pode ser punido com dez anos de prisão.