Pesquisar
Close this search box.

Origem judaica de Colombo não pode ser comprovada, dizem cientista

Início » Blog » Origem judaica de Colombo não pode ser comprovada, dizem cientista

Pesquisa divulgada em documentário de TV contradiz origem italiana do explorador e defende que ele era judeu. Mas cientistas ponderam que trabalho não foi verificado por pares e que análise genética não é conclusiva.O famoso explorador Cristóvão Colombo pode ter sido um judeu sefardita espanhol, segundo um documentário que foi ao ar na televisão espanhola. Se confirmada, a alegação derrubaria a crença sobre a identidade do explorador, que se supunha ter origem genovesa, da península italiana.

As novas descobertas sobre a ascendência de Colombo foram apresentadas em um documentário da emissora espanhola TVE chamado DNA de Colombo: A verdadeira origem, e são o resultado do trabalho liderado pelos pesquisadores forenses José Antonio e Miguel Lorente, da Universidade de Granada, na Espanha.

Segundo o documentário, o explorador pode ter ocultado sua origem judaica, fingindo ser um cristão católico para evitar a perseguição que ocorria contra judeus na Europa.

Mas especialistas ouvidos pela DW criticam os resultados do estudo e dizem ser impossível determinar a religião de Colombo apenas por seu código genético, sem uma análise mais complexa de seu contexto histórico.

“O DNA simplesmente não consegue mostrar se alguém é ou foi judeu [que é uma identidade religiosa e/ou cultural, não uma ancestralidade]. No máximo, você pode mostrar com alta probabilidade que alguém tem parentes hoje ou no passado que foram ou são judeus”, disse Iain Mathieson, geneticista da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, à DW.DW

 

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1