Uma operação da Polícia Civil que visa combater a receptação de telefones celulares furtados e roubados apreendeu vários aparelhos nesta quinta-feira (4), em dez cidades do Oeste Paulista.
A operação foi realizada nos municípios de Dracena, Junqueirópolis, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Ouro Verde, Panorama, Paulicéia, Santa Mercedes, São João do Pau d’ Alho e Tupi Paulista.
Na ação, foram fiscalizados 11 estabelecimentos que promovem a aquisição, venda e reparos em telefones celulares, dos quais sete apresentaram suspeitas de irregularidades.
Foram apreendidos diversos aparelhos celulares e peças usadas de telefones desmontados para verificação sobre a licitude de sua origem.
A ação desenvolvida pela Polícia Civil visa combater os crimes secundários, no caso em específico o delito de receptação qualificada, cometido por estabelecimentos comerciais que realizavam a venda de peças e de telefones celulares furtados/roubados.
A ideia é fazer com que os autores de furtos e roubos de telefones celulares não tenham onde repassar esses produtos, segundo a polícia.
A Polícia Civil orienta a população para que não realize a aquisição de produtos de pessoas ou estabelecimentos de reputação duvidosa.
Quem adquire mercadoria de procedência ilícita, ciente desta condição, também comete o delito de receptação, de acordo com a polícia.
Para fazer manutenção em celulares, o cliente deve verificar se a empresa possui alvará de funcionamento, se foi dado um comprovante (ordem serviço) do aparelho deixado para manutenção, e exigir a nota fiscal do serviço, conforme orientações da polícia.
A população poderá ajudar os trabalhos da Polícia Civil neste e também em outros casos realizando denúncias nos telefones do disque denúncia que são o 197 e o 181. Não é necessário se identificar.
G1/Prudente
09:11:03