A Operação Cross-Fire esclareceu a tentativa de latrocínio contra o ex-prefeito Manoel Baptista Mendes, de 89 anos, ocorrida no dia 15 de dezembro de 2023, e prendeu dois suspeitos preventivamente, em Santo Anastácio (SP). O inquérito policial foi concluído nesta terça-feira (30) e enviado ao Poder Judiciário.
Conforme a Polícia Civil, Mendes estava sentado na varanda de sua residência com sua esposa e neta, quando dois homens empunhando armas de fogo invadiram o local para praticar um assalto, renderam as vítimas e, inclusive, colocaram a arma na cabeça de uma delas.
O idoso sacou uma arma de fogo antiga, que estava no bolso de seu short, para reagir à ação criminosa. Ao perceberem que a vítima estava armada, os assaltantes dispararam diversas vezes contra ela e seus familiares. Mendes revidou e também efetuou disparos contra os envolvidos.
As vítimas não foram atingidas e os assaltantes também não foram alvejados, conseguindo fugir do local.
Após investigações, a Polícia Civil identificou três suspeitos, com idades entre 19 e 30 anos, que já possuíam antecedentes criminais por diversos crimes. Segundo o delegado responsável pelas investigações, Zanatta Riveira Holsback, os envolvidos se dedicavam à prática de roubos no Oeste Paulista e, no dia da tentativa de latrocínio, um dos suspeitos atuou como piloto do grupo e os outros dois renderam as vítimas. Após a troca de tiros, eles retornaram para o veículo e fugiram.
Conforme a Polícia Civil, os suspeitos foram indiciados por tentativa de latrocínio e dois deles já foram presos preventivamente, permanecendo à disposição da Justiça. O terceiro envolvido é considerado foragido e os policiais tentam localizá-lo.
O nome da operação significa “fogo cruzado” e faz referência à intensa troca de tiros entre os assaltantes e a vítima. G1/Prudente