Em um período de pandemia, é difícil não ser afetado por medo, irritabilidade e falta de motivação que vêm a reboque do coronavírus. Sentir tudo isso é normal, mas também podemos tentar diminuir esses incômodos de forma segura e sem recorrer a remédios. Alguma ajuda, dizem especialistas, pode estar nos óleos essenciais, substâncias voláteis e aromáticas extraídas principalmente de flores e folhas de algumas plantas que, segundo a aromaterapia, têm efeitos sobre nossos sistemas circulatório, endócrino e até mesmo nervoso. “Quando o aroma do óleo essencial entra no nosso nariz, um sinal é emitido para o cérebro, os nervos da região olfativa classificam o cheiro e se conectam diretamente a regiões relacionadas a emoções e sensações. Isso interfere, com frequência, em padrões de estresse e ansiedade”, explica a física e especialista em cosmética natural Carol Cronemberger.
Os estudos em relação a esse detalhado mecanismo ainda estão pipocando no mundo inteiro, mas muitas organizações de saúde já reconhecem o poder da aromaterapia como aliada a tratamentos tradicionais. O próprio Ministério da Saúde do Brasil, em 2018, colocou a aromaterapia na lista de “Práticas Integrativas e Complementares” do SUS.
A seguir, alguns dos mais populares e fáceis de encontrar em lojas virtuais de produtos naturais.
Alecrim
Um dos mais populares da aromaterapia, o alecrim tem propriedades analgésicas e estimulantes, atuando na redução do cansaço físico e mental, na reorganização do foco e na concentração. “No emocional, dá motivação. Se a pessoa está para baixo, ajuda a tirá-la da cama”, diz a especialista em aromas e diretora da World’s Natural Fragrance Cristiane Pagliuchie. No entanto, não é indicado para quem tem doenças cardiovasculares justamente por acelerar o organismo.
Laranja doce
Em períodos de tensão e muita seriedade, a laranja doce chega para tornar as situações um pouco mais leves. “Ela é ótima para levantar o astral, sendo uma boa aliada em horas estressantes”, diz Carol Cronemberguer, que não recomenda aplicar óleos essenciais diretamente na pele. “Principalmente os cítricos, que são fotossensíveis e podem causar manchas. Por isso, opte por usá-los em borrifadores nos ambientes, misturando 80 gotinhas para cada 100ml de álcool 40”, ensina Carol, salientando que essa receita vale para qualquer óleo.
Lavanda
Campeã das campeãs, a lavanda é um dos óleos mais consumidos no mundo justamente por ser um dos mais coringas da natureza: combate estresse, fadiga e insônia de uma só vez. “Ela proporciona relaxamento e tranquilidade. Colocá-la no ambiente ajuda a equilibrar situações de pouca harmonia”, explica Cristiane. Procure por sabonetes e hidratantes que tenham o componente na fórmula. Mesmo não sendo tão concentrados quanto os óleos essenciais, eles podem trazer um pouco do conforto de que tanto precisamos nesse momento.
Sândalo
Originário da Índia e um dos ingredientes preferidos da alta perfumaria, o sândalo também tem propriedades emocionais importantes na aromaterapia. É considerado antidepressivo, bom para insônia e crises de ansiedade. “Por ser calmante, ajuda-nos na conexão com o presente”, observa Carol. A mistura do óleo de sândalo (ou mesmo o de lavanda) com o álcool no borrifador pode ser aplicada no travesseiro para ajudar a estabilizar o sono. Evite pingar gotinhas direto em tecidos para não manchar.
Limão
Um dos mais poderosos adstringentes também é ótimo aliado para colocar a mente nos trilhos se falta concentração e foco. Ainda por cima, recarrega o clima com energia positiva. Mas, assim como a laranja doce, ele pode manchar a pele, então, cuidado. Uma boa opção é pingar cerca de dez gotas em difusores elétricos de ambiente na hora de trabalhar.
Fórmulas mágicas
Foco máximo
Para aumentar a concentração no trabalho que é realizado em casa, faça um spray de ambiente para ser usado no home office. “Num borrifador, misture 40 gotas de óleo de limão com 40 gotas de alecrim em 100ml de álcool 40”, ensina Carol Cronemberger.
Noite feliz
Os difusores são uma boa opção para potencializar os efeitos dos óleos e mantê-los atuando por mais tempo nos cômodos. “Para um sono tranquilo, pingue dez gotas de lavanda, cinco de laranja doce e mais cinco de erva-doce”, propõe Cristiane Pagliuchi.
Ar fresco
Para melhorar a respiração e desobstruir as vias aéreas, misture cinco gotas de alecrim, melaleuca ou hortelã (ou os três juntos) em um prato fundo com água quente. “Coloque uma toalha em cima da cabeça e respire profundamente por alguns minutos”, diz Carol.
Arroubo de energia
Depois do banho da manhã, Cristiane aconselha hidratar a pele com uma mistura de alecrim com laranja doce. “Misture uma gota de cada um desses óleos em quatro colheres de sopa de um creme neutro sem cheiro ou óleo de semente de uva, de abacate ou de amêndoas.”
Globo
10:10:03