Desde ontem, quando informamos sobre supostas agressões a crianças em uma creche municipal, o caso ganhou grande repercussão e novos desdobramentos vieram à tona, envolvendo a defesa das professoras, o diretor da Creche Municipal Maria Augusta Monteiro, e os candidatos a prefeito Ângelo Malacrida e Bárbara Vilches, atual prefeita que tenta a reeleição.
Na tarde de ontem, Bárbara utilizou as redes sociais para se pronunciar sobre o caso, afirmando que a prefeitura está investigando a situação desde o dia 22 de agosto deste ano, quando foi registrado o primeiro caso de agressão. Confira o áudio do vídeo publicado em seu Instagram.
O prazo para apresentação das imagens à polícia venceu, e até hoje, por volta das 15 horas, o delegado Adalberto Gonini ainda não havia recebido nenhum vídeo. Intrigada com a ausência das gravações, a defesa das professoras acusadas de agressão emitiu uma nota de esclarecimento à população. A seguir, o documento:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Defesa de Professoras da Rede Municipal abordadas em matéria com o título: “IMAGENS DE CÂMERAS DENUNCIAM: PROFESSORAS DE CRECHE MUNICIPAL DE PRESIDENTE VENCESLAU AGREDIRAM 11 CRIANÇAS EM SETEMBRO”, vem tornar público que os fatos foram relatados para a Autoridade Policial em 27 de setembro de 2024, no entanto, até a presente data não foram apresentadas as gravações, estando, inclusive, a Direção da Escola com o prazo vencido deste de 30 de setembro de 2024 para enviar estes supostos documentos.
Importante salientar que as Professoras citadas são efetivas e prestam serviços há muitos anos na Rede Pública, sem nenhum fato que as desabonem em suas condutas.
É certo, no entanto, que as Professoras tiveram um desentendimento com o Diretor da Escola no dia 23 de setembro de 2024, pois a merenda servida naquele dia para as crianças teria sido apenas arroz, feijão e ovo, contudo, uma das crianças por não comer feijão e ovo, estaria se alimentando apenas com arroz, fato que gerou a reclamação e um pedido para registro na Ata Escolar, registro este que o Diretor se negou a realizar.
Curiosamente, no mesmo momento, teria sido divulgado que Professoras estariam tratando mal algumas crianças, ou seja, justamente na ocasião da reclamação realizada.
Hoje à tarde, em resposta a comentários nas redes sociais questionando por que não tomou medidas urgentes desde o dia 22 de agosto, como ela mesma havia mencionado, Bárbara Vilches gravou um novo vídeo para o Instagram. Nesta publicação, ela justificou as datas e criticou o uso do caso para fins de campanha política, mencionando que um candidato a prefeito esteve em reunião fechada com o diretor da escola por duas horas. Ouça o áudio do segundo vídeo de Bárbara Vilches.
Logo após, um novo vídeo surgiu nas redes sociais, desta vez de Ângelo Malacrida, candidato a prefeito pelo PDT. O ex-prefeito venceslauense confirmou ter sido ele o candidato presente na reunião com o diretor da creche e fez um comentário sobre o episódio, ressaltando que as imagens não estão mais sob a responsabilidade do diretor, mas sim da prefeitura. Ouça o áudio do vídeo de Ângelo Malacrida.
Em meio a todos esses acontecimentos, que certamente serão investigados pela polícia, uma outra denúncia veio à tona: a de que as crianças da creche estavam se alimentando apenas de arroz, feijão e ovos, conforme relatado no documento de esclarecimento da defesa das professoras acusadas. AMN